A mulher por trás da revolução

Primeira mulher a frente de uma destilaria de gin no Brasil

Foi das brilhantes palavras de Eleanor Roosevelt que se ouviu primeiro: a criatividade significa sempre estar fora de nossa zona de conforto. Grandes empreitadas humanas, como a primeira rota para a Lua e a descoberta da radioatividade, revolucionaram o mundo, mas exigiram muita dedicação e visão de duas extraordinárias mulheres pesquisadoras. Inspiradas pelo desejo de inovar e transformar, cientistas, empresárias e líderes têm desafiado e conquistado o seu tempo e espaço, e confrontado as limitações sociais, assumindo o fronte em instituições e empresas de grande renome. Nossa equipe orgulhosamente apresenta outra emblemática liderança feminina: mãe, esposa, empresária, idealizadora e a primeira mulher a frente de uma destilaria de gin no Brasil: Laiza Machado.

A líder da destilaria Don Luchesi reafirma os valores e essência do trabalho e narra uma inspiradora trajetória de vida, pavimentada entre sonhos, paixões e conquistas. A história entre Laiza e a Don Luchesi surge de uma importante decisão: confrontar a resistência, os receios e os preconceitos que existem em contrapartida ao empreendedorismo feminino. A empresária conta que chegou a ouvir que “era louca por abrir mais uma destilaria entre outras muitas”. Felizmente, a determinação permaneceu e Laiza trouxe novos sabores, estilos e experiências no preparo de destilados. A idealizadora da O’GIN compôs uma equipe de grandes especialistas e profissionais que incluem pesquisadoras altamente qualificadas na seleção de de receitas, especiarias, botânicos e na preparação do gin brasileiro mais premiado no mundo. O sucesso, Laiza atribui à união, um valor que reforça de modo especial:

Quando você trabalha e leva seus funcionários junto de você significa que estão todos crescendo juntos.
Se eu, como líder, for a referência, posso exercer a liderança muito melhor.

O conceito da O’GIN, desenhado por Laiza, também representa a valorização de uma união. Sabor inigualável e o design minimalista são uma combinação originalmente planejada com base na empatia. A empresária afirma que desenvolveu um trabalho baseado em simples atitudes: se colocar no lugar do outro, entender suas necessidades, momentos, anseios e desejos. A partir dessas reflexões, Laiza seguiu buscando conhecimento em livros, cursos e pesquisas de campo.

As pesquisas e experiências, ela afirma, não acabam nunca.

Mesmo antes de seus estudos sobre o gin, Laiza já estava familiarizada a um dos processos necessários na sua produção: a maturação. Tal como os grãos do zimbro, ela absorveu do tempo, e das experiências que viveu, as transformações necessárias para conduzir a Destilaria Don Luchesi ao sucesso e estima internacional.

A conciliação entre casamento, maternidade e a liderança de um próspero negócio raramente é fácil, mas é uma experiência que agrega conhecimentos transformadores. Quando questionada sobre qual conselho daria a outras mulheres e empreendedores em geral, Laiza Machado responde prontamente:

O que percebi, durante anos de relações de trabalho, lidando com parceiros, clientes e amigos, é que as pessoas precisam de motivação para evoluir. Às vezes é preciso cair no rio para descobrir como nadar e o apoio pode ser alguém que te empurre na água e que te ajude enquanto você dá braçadas para sobreviver nela. Você também pode pular sozinha e ser o seu próprio apoio. O importante é entender que sem apoio, não há evolução.

O gosto pela liderança já a acompanhava desde muito jovem, assim como o talento para as artes e um gosto nato pela criatividade. Cultivou e cativou com os diversos conhecimentos através do tempo. A empresária formou- se em Direito e registrou-se na Ordem dos Advogados do Brasil. Nas empreitadas artísticas, dedicou-se produzindo costuras e pinturas para as confecções sacras, mas o chamado ao empreendedorismo e à inovação no universo dos destilados já a aguardavam prontamente em um futuro brilhante. O futuro do que começou a ser produzido e desenhado desde 2018 viria a se concretizar em 2020, ano em que Laiza e o marido e grande parceiro, Alexandro Luchesi, se lançaram no projeto O’GIN. Desta união, originou-se não somente uma família, mas também um conceito, um estilo e em trabalho em busca de revolucionar a indústria nacional de destilados.